Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Viajar sozinha tem dessas coisas

Cuba foi o segundo destino que resolvi explorar sozinha. Da primeira vez que resolvi colocar uma mochila nas costas e sair sozinha por este mundão fui parar em Porto Alegre, segui para Montevideo e parei em Buenos Aires. É verdade que em Buenos Aires encontrei uma amiga e a viagem ganhou um novo sentido.
Cuba não. Fiz a viagem inteira sozinha. As poucas companhias que tive surgiram sem avisar. Uma amiga brasileira que encontrei por acaso lá, um amigo cubano que fiz, mas só.
Foram 15 dias de viagem. 15 longos dias. Confesso que lá pelo 10º dia eu queria mudar minha passagem e voltar para o Brasil. Bateu uma tristeza de estar lá sozinha. Os cafés eram sempre sozinha. A mesa sempre posta para dois e eu sozinha. Somou-se a isso o fato de não conseguir ligar para o Brasil a qualquer momento.
Os cartões de chamadas internacionais estavam esgotados. Isso porque uma semana antes Havana foi palco da Feira do Livro e os cartões acabaram. Cuba é uma ilha. Nada chega com facilidade.
Demorei três dias para conseguir ligar para minha mãe. Ela estava "surtada" quando atendeu o telefone. Só chorava ao ouvir a minha voz. Minha voz ficou embargada do outro lado da linha.
Acho viajar sozinha uma experiência incrível. Com toda certeza vou explorar novos destinos. Quem sabe o próximo não é Egito? Mas para lá devo apelar para um pacotinho básico.

Nenhum comentário: