Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

É preciso atualizar?

Desde que decidi que Cuba seria o tema do meu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação leio tudo o que posso sobre a ilha.

Ontem não foi diferente. Li uma matéria na Folha de S. Paulo sobre o episódio Guillermo Farinas.

O que chamou minha atenção na matéria foi a seguinte frase: “Até a noite de sexta, continuava hospitalizado e, segundo familiares, firme na decisão de manter o protesto pela libertação de 26 presos políticos que estariam doentes”.

Ficou nítido que tal matéria foi fechada na sexta-feira e ninguém se deu ao trabalho de atualizar antes de publicar. E não seria muito trabalhoso realizar a atualização. Fariñas tem um perfil no Twitter que está sendo atualizado por um representante.

Posso estar sendo chata, mas uma das informações mais importante da matéria estava velha.

O episódio lembra o que aconteceu com a coluna da Sonia Racy em 2008. No dia que faleceu a ex-primeira dama Ruth Cardoso a coluna deu uma nota dizendo que Fernando Henrique estava em Brasília. Só que o ex-presidente não tinha deixado SP.

Isso aconteceu porque a coluna fecha às 14h e depois que “roda” não é possível fazer alterações no texto. No máximo publicar uma errata no primeiro caderno.

Um pouco mais de cuidado na maneira de escrever evitaria esses episódios.

Nenhum comentário: