Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não foi tão difícil

Quando comecei a planejar minha viagem de férias para Cuba vários amigos deram palpites. E vários falaram que eu deveria pelo menos tentar entrevistar a blogueira Yoani Sánchez. Nada mais bacana para uma jornalista ouvir uma das blogueiras mais famosas do mundo.

É claro que a idéia foi logo aceita. Depois resolvi que meu trabalho de conclusão de curso da pós seria sobre Cuba. A entrevista passou de uma idéia para um desejo.

A primeira medida foi enviar um e-mail para o endereço que Yoani deixa disponível em seu site. E, para minha surpresa, a resposta não tardou a aparecer.

Hola Roberta:
Muchas gracias por tu mensaje y por tu interés en el tema cubano.
Cuando estés en Cuba llámame al 8xx 1xxx para concertar una cita.
Un abrazo desde La Habana.
Yoani

Trocamos mais algumas mensagens e ficou definido que eu iria ligar quando chegasse por lá. Fiz isso e nos encontramos em Havana para uma conversa. Infelizmente só tive um encontro com ela, mas foi um bom bate-papo. Não fiquei muito mais tempo em Havana e não conseguimos agendar outra conversa. Segui meu roteiro pelo interior de Cuba.

E por que estou falando tudo isso? Porque a toda hora só vejo as pessoas falando da dificuldade de conversar com Yoani. Não posso dizer que foi fácil, fácil e que não deu um frio na barriga. Mas é preciso tentar.

O ultimo programa Milênio da GloboNews foi sobre a blogueira. O repórter Jorge Pontual já começou falando sobre a dificuldade de falar com ela. Poxa, tira a bunda da cadeira e vai para Cuba. Vai ver com o povo vive. Encontre com Yoani em um local público. Na casa dela é realmente complicado. Parece que o local é sempre vigiado. Mas existem outras maneiras de fazer!

Afinal, aprendi na faculdade que fazer jornalismo é isso. É sair da redação em busca da reportagem perfeita.

Um comentário:

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Adorei!
Adoro gente que faz!!!!
Parabéns Roberta e continue enfiando coisas na cabeça que valham a pena!
Com certeza seu trabalho de conclusão de curso será muito interessante!
Parabéns por ser mais uma mulher pensante!
beijocas,
Mari.