Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

Tá respondido!

Finalmente consegui parar para publicar isso. Nem é mais novidade, mas vale o registro.
No último dia 8 o governo Cubano anunciou formalmente seu desejo de não voltar a fazer parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).
De acordo com a imprensa internacional, o comunicado foi publicado no jornal “Granma”. Confesso que não consegui achar nada a respeito na versão digital. O máximo que encontrei foram artigos que justificam porque Cuba não quer voltar a fazer parte da OEA. Quem tiver interesse pode ler “La vergonzosa historia de la OEA”. O material está dividido em três partes. Primeira, segunda e terceira.
Ainda segundo jornais internacionais, Cuba agradeceu os esforços dos países latino-americanos e caribenhos, mas justificou que a OEA apóia a hostilidade dos Estados Unidos contra a ilha. Segundo o governo cubano, ficar fora da organização significa independência.
Confesso que não sei se este é o caminho. Durante o tempo que fiquei em Havana pude observar que o Turismo não terá condições de bancar todos os avanços necessários na ilha. Cuba progride diariamente, mas muita coisa está ficando ultrapassada. Mais cedo ou mais tarde isso terá o seu preço e não creio que sozinha a ilha terá condições de bancar a conta.

Nenhum comentário: