Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sinais de mudanças

Um amigo me indicou a leitura do blog do jornalista e historiador Marcos Guterman. Ontem ele postou um material dizendo que Cuba pretende acabar com a alimentação gratuita. O material de base para o artigo é um texto publicado no El País.
Segundo o artigo, Raúl Castro dá sinais que os subsídios estatais vão cessar. De acordo com o jornal, a economia cubana não tem mais condições de manter o benefício para todos os cubanos e a ajuda ficaria limitada aos mais necessitados. Aos olhos do governo, os cubanos podem trabalhar a garantir o próprio sustento. Isso parece um passo importante. O governo demonstra que o modelo adotado há 50 anos já não é condizente com a realmente de hoje.
Quem já passou por Cuba sabe muito bem que a quantidade de alimento dada pelo governo é insuficiente e que a compra de alimentos complementares é bem difícil. Talvez essa mudança seja positiva para os cubanos. Vamos aguardar quais medidas efetivamente serão tomadas pelo governo. E, também, se finalmente o governo vai acabar com a dualidade monetária da ilha.

Nenhum comentário: